UM FENÓMENO CHAMADO
FONTE DA TELHA
Slider

FONTE DA TELHA

Inicialmente, a Fonte da Telha foi povoada por mestres de arte Xávega que foram eles, Mané Pataia e Zé Florinda, desde meados do século XIX. As primeiras noticias publicadas sobre os habitantes remontam a 1889. Fala sobre uma desordem entre os pescadores de mar de companhias de pesca que pescavam com artes Valencianas e os pescadores mareantes habitantes da Fonte da Telha. E assim os mestres das artes xávega trouxeram consigo camaradas e suas famílias e povoaram a zona da Fonte da Telha.

COSTA DA CAPARICA

Antigamente a Costa da Caparica era só um conjunto de pântanos cobertos de junco, cultivados de árvores e vinhas, mas havia um extenso areal, o centro da povoação era formado por barracas de colmo, acompanhado por simples e modestas casas brancas. Contudo, esta povoação terá conhecido outras designações como a “Terra de Pescado” e a “Costa do Mar”.

SANTUÁRIO CRISTO REI

Cristo Rei é um monumento religioso que representa sagrado-coração de Jesus, uma construção magnifica com uma altura de 110 metros foi inaugurada em 1959.

MIRADOURO DOS CAPUCHOS

Convento dos Capuchos que pertence à ordem de São Francisco, construído no século XVI. As linhas elegantes estabelecem um ponto de equilíbrio com a magnifica vista alcançada partir do seu miradouro. Mais de 400 anos depois, mantêm a paz, propicia à meditação e ao isolamento procurados pelos seus primeiros habitantes.

MATA DOS MEDOS

Está inserida na Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica, esculpida pela violência das vagas oceânicas da Era Quaternária e pelo capricho dos vários elementos erosivos, já depois da emersão dos continentes. Por isso, as riquezas desta reserva botânica são inúmeras e muito atrativas para todas as idades.

CASA DA CERCA

Centro de Arte Contemporânea iniciou a sua actividade em 1993, acolhendo um vasto projecto cultural. Na Casa da Cerca podem apreciar exposições que destacam as Artes Plásticas e o Desenho como património cultural de Almada, e também passear pelo maravilhoso Jardim Botânico.

MARISQUEIRA SOTAVENTO

CONTACTOS

Rua Principal, N.º 3 – Fonte da Telha
2825-413 Costa da Caparica – Portugal
+351 210 501 123
reservas@marisqueirasotavento.com

HORÁRIO DE ABERTURA

Terça – Domingo 12:00 – 23:30 
Encerrado à Segunda-feira